Já aconteceu com você de estar assistindo um vídeo no Youtube e de repente aparecer um anúncio no meio do vídeo? Ou de você se interessar em algum produto e depois esse produto te perseguir em todos os lugares do Facebook, Instagram e companhia?
Isso se chama tráfego pago, e é uma poderosa estratégia de marketing digital.
Eu não sei qual é o seu nível de conhecimento. Então nesse artigo eu vou focar em iniciantes, pessoas que estão começando do zero. E explicar tudo o que você precisa saber sobre tráfego pago nesse primeiro momento.
O que é Tráfego Pago?
Tráfego Pago é uma das mais assertivas formas de alcançar seu público alvo na internet, e você fará isso através de anúncios em redes sociais, plataformas, e sites.
Em outras palavras, você pode:
- Oferecer seu produto para as pessoas certas.
- Divulgar seu vídeo para pessoas interessadas no assunto.
- Alcançar pessoas do seu bairro e divulgar sua loja, serviço, etc.
Em outras palavras, investir em Tráfego Pago é alcançar o seu cliente na internet, independente de onde ele estiver. Você escolhe onde quer aparecer, quanto quer investir, e quais tipos de pessoas deseja impactar.
Como ele Funciona?
O tráfego pago funciona como um potencializador.
Resumindo, você investe um valor e em troca as plataformas te divulgam para o máximo de pessoas. Mas não são quaisquer pessoas, você escolhe exatamente para quem deseja aparecer.
Se você já conhece qual é o perfil do seu cliente, os anúncios irão potencializar seus resultados ainda mais. Por exemplo, se você é uma manicure e sabe que a maioria das suas clientes tem entre 38 e 45 anos, você pode fazer um anúncio exatamente para esse perfil.
A boa notícia, é que se você não faz ideia de quem são seus clientes, não tem a mínima importância.
Mesmo que você não saiba quem são as pessoas dispostas a comprar o seu produto, você pode usar o tráfego pago para atrair as pessoas interessadas, e descobrir seu cliente ideal no caminho.
A importância do Tráfego na Internet
Tráfego pode ser explicado de várias maneiras, então vou explicar da maneira mais simples possível. No Marketing Digital, tráfego é o volume de pessoas que desloca de um lugar para outro na internet.
Vou te dar exemplos para você entender de primeira:
Imagina que você entra no instagram e vê que um amigo te enviou um vídeo do Youtube por DM, obviamente você clicaria no vídeo para vê-lo. Essa ação de clicar no vídeo e ir até o Youtube assisti-lo é chamada de tráfego.
No Marketing Digital, nós usamos essa mesma lógica para enviar pessoas até uma página de vendas. Se você tem uma página de vendas boa, e envia as pessoas certas para lá. Quanto mais pessoas acessam a sua página, mais vendas você faz.
Por isso nós consideramos o tráfego tão importante.
Qualidade x Quantidade
Beleza, então você já entendeu que quando falamos em tráfego na internet, estamos nos referindo ao deslocamento que as pessoas fazem de uma rede social para outra, de um site para outro, etc.
Mas você não pode enviar qualquer pessoa para qualquer lugar.
No Marketing Digital, qualquer tráfego não é válido. Então todas as estratégias de anúncios são muito bem pensando antes de serem executados, porque no final do dia, o objetivo é ganhar dinheiro.
Você precisa do que nós chamamos de tráfego qualificado. Ou seja, pessoas interessadas no que você tem a dizer. Se você pretende vender algo, precisa enviar pessoas que tenham interesse no seu produto.
Quanto mais você consegue atingir pessoas prontas e preparadas para comprar, maiores são os seus resultados.
Claro, isso no exemplo de vendas. Se o seu objetivo é fazer com que as pessoas assistam um vídeo no Youtube, a estratégia muda um pouco, mas a linha de raciocínio é a mesma.
Você precisaria de pessoas que possivelmente se interessam no assunto do seu vídeo.
Pago e Grátis
Existem dois tipos de tráfego na internet, o Tráfego Pago e o Tráfego Orgânico.
Basicamente a diferença entre os dois é que no tráfego pago, como o próprio nome diz, há um investimento explicito na publicidade. Já no tráfego orgânico a publicidade pode ser feita de forma “gratuita”.
Eu coloco a palavra gratuita entre aspas, porque por trás do tráfego orgânico também existe investimento de tempo e dinheiro, então no final das contas nada é de graça.
Um bom exemplo é esse site que você está agora. Apesar dele colocar dinheiro no meu bolso, eu tenho custos para mantê-lo no ar. Então no final do dia, mesmo que o investimento seja pequeno, ainda existe um investimento por trás.
O meu grande objetivo com esse artigo é focar no tráfego pago, mas você pode aprender mais sobre estratégias orgânicas acessando esse material que preparei com carinho.
Continuando…
Como Fazer Tráfego Pago?
O primeiro passo para fazer tráfego pago é escolher uma plataforma que oferece esse tipo de serviço. As plataformas mais conhecidas são o Facebook, Instagram, Google, Youtube e Bing.
Criar uma conta em uma dessas plataformas é muito simples (vou te explicar com mais detalhes abaixo).
Existem diversas estratégias que você pode aplicar em cada uma dessas plataformas, e eu vou aproveitar esse artigo para te explicar um pouquinho sobre o melhor caminho para quem está iniciando.
Facebook e Instagram:
Facebook e Instagram são empresas do mesmo dono, então o lugar para criar anúncios nessas redes sociais é o mesmo. Por isso, sempre que eu falar “Facebook”, entenda como Facebook e Instagram ok?
- Perfil no Facebook.
- FanPage no Facebook.
- Gerenciador de Anúncios.
- Cartão de Crédito com Bandeira Internacional.
Isso é tudo o que você precisa para criar anúncios na plataforma do Facebook.
A primeira coisa que você precisa é um perfil. Pode ser o seu próprio perfil, o perfil da esposa(o), do pai, mãe. Pode ser de qualquer pessoa, desde que ela nunca usado para fazer anúncios antes.
Além do perfil de Facebook, você precisa de uma FanPage.
Caso não tenha uma, não importa. Você pode criar uma em 2 minutos, é muito fácil. E por ultimo, você precisa de um Gerenciador de Anúncios e um Cartão de Crédito.
O Gerenciador de anúncios é o local onde você cria os anúncios, escolhe o público, é onde o pau quebra.
É ali, que você vai construir campanhas altamente lucrativas e colocar muito dinheiro no bolso.
Google e Youtube:
O mesmo caso do primeiro exemplo, acontece aqui. Google e Youtube são do mesmo dono, então é muito simples de organizar seus anúncios em qualquer uma dessas plataformas.
O esquema para criar uma conta no Google ADS também é muito simples, e leva apenas alguns minutos.
- Conta Google (uma conta no G-mail).
- Canal no Youtube (caso queira criar anúncios para seu próprio canal).
- Cartão de Crédito com Bandeira Internacional.
IMPORTANTE: Fique de olho, porque o Google sempre oferece cupons para novos anunciantes. Você pode ganhar um cupom de R$1.000 reais por exemplo.
Esses cupons devem ser ativados no momento da criação da conta.
A maioria dos anúncios do Google são baseados em palavras chaves. Isso quer dizer que você pode criar anúncios para pessoas que vão até o google e pesquisam: “Como Emagrecer”, por exemplo.
Você entende o PODER disso? Se você tem um produto de emagrecimento e faz anúncios para esse tipo de busca, grandes são as chances de obter um lucro fantástico.
Por conta disso, o Google acaba sendo mais assertivo que o Facebook no começo.
Dentro da plataforma você pode criar anúncios que irão aparecer em vídeos do Youtube, em Sites, no G-mail, em Aplicativos, e em parceiros do Google.
Bing ADS:
O Bing é muito parecido com o Google, muito mesmo. Através dele você também faz anúncios baseados em palavras chaves. Essa é uma das poucas empresas que bate de frente com o Google, e oferece uma “concorrência”.
A dona da plataforma é a Microsoft. Então você já imagina o quanto essa ferramenta tem potencial de evoluir nos próximos anos.
Para criar uma conta no Bing, tudo o que você precisa é:
- Ter uma conta de E-mail (recomendo criar uma nova, só para isso).
- Pode ser Outlook, Hotmail, G-mail.
- Cartão de Crédito com Bandeira Internacional.
DETALHE: O Bing ADS também oferece cupons para novos anunciantes.
Uma das grandes vantagens de anunciar no Bing, é que pouquíssimas pessoas usam ele.
Afiliados, Produtores, Gestores de Tráfego. A maioria do povo que trabalha no mercado digital, quase não usa o Bing e não imagina que é possível nadar em um oceano azul com essa plataforma.
Estruturas de Campanha
Toda campanha de tráfego pago é feita em estrutura, mas não se assuste com o nome é muito simples de entender. Existe uma estrutura raiz que é conhecida como 1-1-1 (uma campanha, um conjunto e um anúncio).
- Campanha: Define o objetivo
- Conjunto: Escolhe o Público
- Anúncio: Responsável por gerar o clique.
Essa estrutura raiz sempre será a mesma, independente da plataforma que você escolha.
A criação das campanhas de tráfego pago são muito parecidas. Talvez no Facebook você precise dar 2 cliques a mais, e no Google 1 clique a menos, por exemplo.
Diferenças simples, mas a lógica sempre é a mesma.
Campanha:
A função da campanha é escolher o seu objetivo principal.
Nesse primeiro momento você decide se quer criar uma campanha para vender, ou se deseja pegar o e-mail do potencial cliente. Talvez enviar essa pessoa para o seu WhatsApp. Você escolhe.
Conjunto:
É aqui que você escolhe o público, você pode definir idade, sexo, localização e muitas outras coisas que irão segmentar o perfil de cliente ideal. Vou te dar um exemplo.
Você pode aparecer somente para Homens de 30 anos, que moram no Espirito Santo e usam Iphone.
É bem especifico, e isso é fantástico porque ajuda muito a encontrar o cliente ideal. O Facebook ADS permite uma segmentação bem específica, onde você pode filtrar por salário e várias outras coisas.
As outras plataformas são um pouco mais limitadas, mas isso não significa que os resultados sejam piores. São formas diferentes de alcançar o mesmo objetivo.
Anúncio:
Os anúncios são os grandes responsáveis por chamar atenção e levar a pessoa até onde você quer.
Vamos supor que você deseja criar anúncios para gerar vendas. Quando nessa etapa você precisa criar um anúncio que leve o máximo de pessoas até sua página de vendas.
Sua campanha de tráfego pago precisa ser coerente, não dá pra definir vendas como sua meta principal e aqui no anúncio pedir likes. Entende?
Você pode criar um anúncio em vídeo, usar uma foto, escrever um texto. No mundo do Marketing Digital nós chamamos esses anúncios de criativos.
Estratégias de Venda
Quando alguém faz tráfego pago, o objetivo final sempre será vender alguma coisa. Mas existem muitos jeitos diferentes de fazer isso na internet e alcançar ótimos resultados.
Por exemplo, ao invés de oferecer um produto logo de cara, algumas empresas preferem capturar o e-mail do cliente em potencial e oferecer algo somente depois.
Um exemplo muito bom para esse tipo de estratégia é o teste grátis.
Com certeza você já ouviu falar ou até mesmo já experimentou um teste grátis de 7 dias. Essas estratégias são ótimas para quem tem capital sobrando para investir, para iniciantes não.
Se você ainda não é uma empresa grande, não comece por aqui.
É perigoso porque são estratégias mais avançadas com mais passos. No começo faça o simples, vai no feijão com arroz que é sucesso.
Tráfego Direto
O tráfego direto é a ação de enviar uma pessoa direto para a página de vendas. Imagine alguém que está lá nas redes sociais e de repente vê um anúncio que chama a atenção dela.
Quando ela clica no anúncio e vai direto para uma página de vendas com uma oferta, nós chamamos essa estratégia de tráfego direto.
Se você está começando no mundo dos afiliados, certamente precisa colocar grana no bolso. Então eu recomendo fortemente que você comece no tráfego direto.
Invista nessa estratégia e coloque sua energia aqui. Você terá MUITO mais chances de ter grandes resultados dessa forma, do que se aplicar outras estratégias mais avançadas.
Recapitulando:
Tráfego Pago e Orgânico são duas estratégias de Marketing Digital, que tem o objetivo de levar pessoas até um determinado lugar. Seja para vender alguma coisa, ou prender a atenção.
As plataformas mais conhecidas para investir em anúncios online são Google, Facebook, Youtube, Instagram e Bing. Mas é bom lembrar que existem outras, em áreas diferentes.
Toda campanha de Tráfego Pago possui uma estrutura raiz.
Essa estrutura é dividida em Campanha, Conjunto e Anúncio (objetivo da campanha, público segmentado e criativos), o famoso 1-1-1.
O grande objetivo de quem investe em anúncios é ganhar dinheiro.
Algumas empresas preferem usar o tráfego direto, levando as pessoas para uma oferta e fazendo ela decidir se vai comprar ou não. E outras empresas trabalham o tráfego em duas etapas:
- Primeiro atraindo a atenção da pessoa e capturando o contato (e-mail, whatsapp).
- E depois fazendo a oferta do seu produto na sequência.
Independente de qual estratégia você vai aplicar na sua empresa ou negócio, lembre-se que o objetivo final é fazer vendas. Sejam imediatas, ou a médio prazo.
Nunca faça tráfego pago sem a intenção de colocar dinheiro no bolso. É perca de energia e tempo.
Minha Recomendação
Eu não sei se você é um dono de pizzaria, restaurante, cabeleireiro, e quer melhorar as vendas do seu negócio físico. Mas agora que você já sabe o que é tráfego pago, você precisa escolher um caminho a seguir.
Talvez você tenha conhecido o mercado digital há poucos dias e se interessou em trabalhar na internet vendendo produtos como afiliado e ganhando comissões.
A verdade é que daqui pra frente, você precisa usar o tráfego pago ao seu favor.
O Tráfego Pago pode ser aplicado em várias áreas, e graças a tecnologia, todos os negócios podem aproveitar dessa maravilhosa estratégia que é muito assertiva e lucrativa.
Então comece o quanto antes, escolha o melhor caminho para você e bora colocar dinheiro no bolso.