Como ser Afiliado? Essa é uma pergunta que pode ser respondida de várias maneiras, porque existem inúmeras formas de trabalhar em casa como afiliado digital. Nesse artigo, eu vou focar em pessoas que desejam trabalhar como afiliado na Hotmart, Monetizze, Eduzz, entre outras plataformas parecidas.
Então se você se encaixa nessas opções, continue comigo.
Todas as recomendações a seguir são baseadas nesse perfil.
Como ser Afiliado 5 Estrelas?
Ser afiliado é muito simples, basta se cadastrar em uma plataforma que oferece esse modelo de negócios. Qualquer pessoa pode fazer isso, mas tornar-se um afiliado de sucesso é a grande questão.
A sua sorte, é que nesse artigo eu vou te mostrar as duas coisas.
Vamos começar do começo rsrs. Existem várias plataformas que disponibilizam produtos para se afiliar, eu recomendo você dar uma olhada na Hotmart, Monetizze, Eduzz.
Mas também analisar os produtos que a PerfectPay, Doppus, Ticto, Evipes e Braip oferecem.
Essas são as plataformas que eu mais uso, eu recomendo que você olhe uma por uma para aumentar suas chances de encontrar bons produtos.
Lembre-se: O foco não é a plataforma, e sim os produtos que estão nela. Taxa de plataforma e coisas assim, importam mais quando você é produtor.
Como o seu foco é tornar-se um Afiliado de Sucesso, você precisa encontrar bons produtos.
Como ser um Afiliado de Sucesso?
Em primeiro lugar, nunca faça o que a maioria está fazendo. A maioria das pessoas trabalham de forma errada e nem percebem. Para ter sucesso no mercado de afiliados você precisa entender como o jogo funciona, então preste bem atenção no que vou dizer.
Se você é completamente iniciante e não sabe o básico, o conteúdo a seguir não é para você. Para continuar a leitura você deve saber:
- O que é Marketing de Afiliados.
- Como se cadastrar em uma Plataforma.
- Onde pegar seus links de afiliado.
- O que é Tráfego Pago e Orgânico.
Se você não sabe o que são esses nomes, ou como fazer cada uma dessas coisas. O nosso guia para iniciantes vai te ensinar na prática exatamente tudo o que você precisa saber.
Depois você pode voltar aqui e continuar lendo. Dito isso, vamos dar sequência.
2 Erros Imperdoáveis (não cometa esses erros)!
A maneira mais simples de divulgar seu link de afiliado é pegando ele cru dentro da plataforma e usá-lo assim. Eu não vou te ensinar a fazer isso aqui, porque no guia eu mostro tudo passo a passo.
Além disso, com um vídeo de 5 minutos no Youtube você aprende como fazer isso. Hoje eu quero tornar esse artigo bem especial e conversar com você sobre a parte estratégica do negócio.
Coisas que praticamente ninguém toca no assunto.
Existem 2 erros cruciais que a maioria dos afiliados iniciantes cometem e que poderiam ser evitados de maneira muito simples. Mas eu entendo que esse tipo de informação não é revelada de graça.
Sendo bem sincero, eu mesmo não vou te entregar TODO o plano que você deve seguir de graça.
Mas garanto para você, que as informações que você está prestes a descobrir vão fazer uma diferença absurda na sua jornada daqui para frente, simplesmente porque eu vou te contar a verdade.
1º Erro: Lucro
Muitas pessoas sonham em trabalhar em casa e ganhar dinheiro online, porque não querem continuar nos seus empregos atuais. Sem dúvida o Marketing de Afiliados é um dos caminhos mais simples para qualquer pessoa alcançar esse objetivo.
É uma profissão que pode ser aprendida de maneira rápida, e a execução é muito simples. Toda vez que alguém compra um produto, você recebe uma ótima comissão, simples assim.
Então porque muitas pessoas não conseguem ter sucesso no mercado digital?
Simplesmente porque elas erram no primeiro passo do game, o lucro. Se você tem lucro, você caminha para frente e dia após dia vai evoluindo.
Mas quem só gasta dinheiro fica pelo caminho e desiste.
Então o primeiro passo é simples, SEMPRE pense no lucro na hora de vender. Você precisa ter isso em mente antes de fazer qualquer coisa. Coloque na sua cabeça que independente da estratégia que você vai usar, o objetivo principal é colocar dinheiro no bolso, e ponto final.
Não estou falando para escolher os produtos que têm as maiores comissões. O que estou dizendo é para você NÃO GASTAR DINHEIRO à toa e não se perder no meio das estratégias.
Você vai perceber que existem milhares de estratégias para vender como afiliado e ter um negócio lucrativo. Desde hacks para se relacionar com o cliente, até dicas para criar engajamento no Instagram e blá blá blá.
É 2 palito para se perder. Cuidado!
Antes de fazer qualquer coisa, lembre-se do primeiro passo. Valorize o seu dinheiro e o dinheiro dos seus clientes, e sempre tenha em mente o lucro.
Só para deixar bem claro: Quando eu digo “lucro”, não estou dizendo para você pensar apenas no dinheiro. Você vai entender melhor nas próximas linhas.
2º Erro: Produtos
É aqui que MUITA gente roda, e infelizmente desiste.
O grande segredo do mercado de afiliados são os produtos. Então se você conseguir encontrar um produto bom e que vende com frequência, coloca ele debaixo do braço e cuida.
Cuida muito bem, porque esse produto pode te deixar rico.
Não o produto em si, mas ele vai te ajudar a fazer uma boa grana. E com grana para investir, as coisas acontecem mais rápido. Dinheiro gera dinheiro.
O que a maioria das pessoas precisam pra mudar de vida, é apenas um empurrãozinho. E eu vou fazer minha parte te ajudando nesse artigo com informações valiosas de quem está no campo de batalha.
Então vamos lá, prático e simples.
Alguns produtos não são bons para vender com tráfego pago, e algumas estratégias orgânicas podem te fazer perder tempo. Acompanhe cada tópico com atenção.
Tráfego Orgânico:
Aqui o valor do produto não importa muito, o mais importante é a sua estratégia.
Review, Página, Site, Canal no Youtube, essas são algumas opções que você pode colocar em prática. Esse site que você está agora por exemplo, é um site de Nicho.
Nele eu faço reviews de produtos, e também crio conteúdos em um nicho específico.
O grande benefício de construir estruturas como essas, é poder “vender sem precisar investir”. Eu sempre coloco entre aspas, porque por menor que seja, sempre existe um investimento de dinheiro por trás (nesse caso, dominio e hospedagem).
Um canal no Youtube, também demanda investimento.
Por mais que seja gratuito criar um canal, você precisa criar vídeos, editá-los e criar thumbnails. Então além do investimento de tempo, em algum momento você vai precisar desembolsar algum valor.
Essa história de ganhar dinheiro sem investir é mentira, tudo conversa para criança.
O objetivo do tráfego orgânico é criar uma audiência sem precisar investir grandes quantias de dinheiro, e depois monetizar essa audiência. Mas isso não significa que não haja um investimento por trás.
Além disso, esse tipo de estrutura leva algum tempo para colher resultados, tenha isso em mente.
A boa noticia é que depois de construídas, elas se tornam muito lucrativas e você sempre tem uma grana entrando na conta corrente por causa do fluxo de pessoas.
Tráfego Pago:
Quando estamos começando, não temos muita grana para investir. Então nesse começo, foque em vendas e escolha a melhor estratégia para o seu caso. Mande a pessoa direto para a página de vendas se for trabalhar com Google ADS, e no Facebook você pode enviar tanto para PV ou para o Whatsapp.
Ficar dividindo recurso é burrice, se você está começando agora vai no feijão com arroz que é sucesso.
Tráfego Pago é matemática PURA! Quanto mais barato você paga para fazer uma venda, maior é o seu lucro. Mas não é tão simples manter um CPA (custo por aquisição) baixo.
Mas esse é o grande segredo para ter resultados expressivos.
Particularmente, eu recomendo iniciar pelo Google ADS.
As melhores oportunidades de fazer a primeira venda estarão ali, já que o público é muito mais preparado para comprar e acaba sendo muito mais fácil vender.
No entanto, se o seu foco é no Facebook ADS. Eu recomendo que nesse inicio você foque em produtos com o valor máximo de R$97 reais e comissão mínima de R$40 reais.
Quase impossível ter lucro com uma comissão menor do que essa no Facebook.
Veja também: Tráfego Pago para Iniciantes (Afiliados) Como iniciar? Jeito +Rápido
Hack Especial: Um Beco sem Saída…
Eu iria encerrar esse artigo por aqui mesmo, mas decidi escrever esse tópico sobre nichos porque realmente é muito importante. Tudo o que eu falar daqui para frente é válido PRINCIPALMENTE para quem vai fazer anúncios.
O grande detalhe não está nos nichos, e sim nos produtos.
Aqui entramos em uma faca de 2 gumes, um beco sem saída. Vou te explicar minha visão e você será capaz de escolher o melhor caminho para você.
Não Venda Cursos Online
Quando você sobe uma campanha no Facebook, a inteligência do algoritmo vai buscar pessoas que possivelmente são interessadas naquele assunto e podem vir comprar o produto. Um produto que possui 150º graus na Hotmart, já impactou milhares de pessoas nas redes sociais.
Então pense comigo, quantas pessoas já não viram a mesma oferta?
Se muitas pessoas vendem esse produto, deve existir uma grande quantidade de afiliados que estão fazendo anúncios no Facebook. Além disso, o próprio produtor investe pesado na imagem do próprio curso.
Não é inteligente ficar brigando com peixe grande, cuide do seu dinheiro.
Melhores Nichos
Como eu disse agora há pouco, o grande detalhe não está nos nichos e sim nos produtos.
O problema não é vender cursos de marketing digital, o problema é tentar vender os cursos mais famosos. JAMAIS trabalhe com os produtos mais “quentes”, se você for iniciante.
Quer vender um produto de emagrecimento? Não ofereça os famosos. Muita gente já viu essa mesma oferta. Encontre um produto de emagrecimento que seja bom (nunca ofereça porcaria) mas que poucos afiliados estão trabalhando com ele.
Pegue essa linha de raciocínio e você estará poupando muita dor de cabeça, e estresse desnecessário.
Conclusão: Qual Caminho Seguir?
Minha recomendação? Tente fazer as duas coisas ao mesmo tempo SE você tiver habilidade para isso e for o perfil correto. Vai contra o que todo mundo fala, mas é a maneira mais fácil de crescer rápido.
- Você trabalha quantas horas por dia?
- Quanto tempo demora para chegar em casa?
- Quantas horas por dia você está disposto(a) a investir no seu negócio?
Essas são as 3 perguntas mais importantes que você precisa responder ainda HOJE.
Investir somente em anúncios, não vai te fazer ter resultados. Você precisa investir, estudar, fuçar no Facebook e buscar ser um profissional melhor. Isso vai levar tempo, e esse tempo é muito relativo para cada pessoa.
Por exemplo, se você tem dificuldades em mexer no computador, sua evolução será mais lenta do que um jovem que já domina as redes sociais e sabe mexer no computador.
Você precisa ter essas ideias muito claras na sua mente, para que você respeite seu desenvolvimento.
Se você tem 3 a 4 horas por dia de tempo “livre” e não possui dificuldades em navegar pelas redes sociais, youtube e plataformas. Então você é o tipo de pessoa que pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
Esse foi um dos segredos que mudaram o meu jogo.
Não foi fácil, todos os dias eu estava exausto. Porque enquanto investia em tráfego e tinha campanhas rodando para mim no automático, eu criava outras coisas (como esse site por exemplo).
Sem ajuda, sem muito dinheiro, sem muito conhecimento.
Então a minha recomendação é que você faça 2 projetos ao mesmo tempo, somente se você se garante. Um projeto para investir em anúncios, e no outro você vai investir seu tempo e dedicação.
Até porque investir em anúncios é simples e rápido. Em 5 minutos você sobe uma campanha.
Tráfego Pago vai te trazer uma resposta quase que imediata, e o outro projeto trará retornos a médio/longo prazo que futuramente vão pagar seus anúncios.
Então primeiro foque nos anúncios, aprenda todo o processo, domine.
Depois de um tempo, quando você já estiver fazendo vendas como afiliado, comece a construir outra coisa pensando em ajudar outras pessoas. Minha recomendação é construir algo que esteja no Youtube ou Google.
Repetindo esse processo por um período de 3 a 6 meses, eu já consigo te imaginar tendo grandes resultados e construindo a vida dos sonhos com suas próprias mãos.